REGULAMENTO

1. DO OBJETO
Trata-se do desafio CIA eSports campanha idealizada e realizada pela EXP PRODUCOES (“Realizadora”), e organizada pela DC DIONIZIO DA SILVA EVENTOS – LTDA (“Organizadora”), inscrição nº 29.409.692/0001-08, nome fantasia TORNEIO DE JOGOS ELETRÔNICOS. O evento objetiva promover um torneio online esportivo digital com três modalidades entre os universitários.

2. DAS INSCRIÇÕES
2.1. As inscrições deverão ser feitas única e exclusivamente pelo site: https://torneiodejogos.com.br/ciaesports/.
2.2. O torneio tem como público-alvo atléticas e universitários cadastrados no CIA Copa Inter Atléticas.
2.3. A formação de equipes independe de gênero, idade e condição física.
2.4. Cada jogador garante e é responsável pela veracidade dos dados preenchidos e enviados à organização.
2.5. Para participar da competição, o jogador inscrito deverá ter adquirido o pacote completo do evento, ou o pacote atleta da edição 2022, não podendo transferi-lo após a competição de e-sports.
2.6. Cada atlética poderá inscrever até 2 formandos que concluíram o curso, pós-graduação, mestrado, doutorado ou residência, que estavam aptos a disputar a modalidade como atletas ouro em 2020, ou atletas formandos que concluíram o curso, pós-graduação, mestrado, doutorado ou residência, que estavam aptos a disputar a CIA 2020 como atletas alunos como atleta prata.

3. DAS CARACTERÍSTICAS DO TORNEIO
3.1. O evento será realizado de forma online de acordo com o cronograma abaixo:
- 6 a 17 de maio - Divulgação das inscrições;
- 20 de maio - Sorteio das chaves e equipes.
- 23 a 27/maio e 30/maio a 03/jun - Qualificatórias;
- 08 de junho às 19h30 - Final LOL
- 09 de junho às 19h30 - Final CS:GO
- 10 de junho às 19h30 - Final FIFA
3.2. Caso o jogador tenha algum problema com sua internet, não reiniciaremos a partida. A conexão com a internet bem como o equipamento são de total responsabilidade do jogador.
3.3. Os jogos do torneio serão: Counter Strike: Global Offensive, FIFA 22 e League of Legends, nas suas respectivas plataformas especificadas dentro de cada seção no site citado no item 2.1.
3.4. O terceiro lugar será decidido pelo jogo da final, sendo classificado como 3° lugar, o time ou atleta, que tiver enfrentado na semifinal o campeão de sua respectiva modalidade.
3.5. Inscrições incorretas e/ou incompletas serão desconsideradas.
3.6. Caso seja identificado que um jogador está usando programas que deixem os oponentes em desvantagem, tais como: scripts, APK, MACRO, aplicativos, apps, HACK, o mesmo será imediatamente desclassificado do torneio, sem qualquer possibilidade de reinclusão, ainda que exclua os programas supracitados.
3.7. Cada atlética poderá inscrever uma equipe em cada esporte.
3.8. O jogador poderá participar de mais de uma modalidade no evento.
3.9. Para os jogos em equipe, é permitido até 3 reservas.
3.10. Os jogadores devem fazer check-in, via aplicativo Discord, 5 minutos antes do início da partida, que será agendada previamente pela organização do torneio com tempo de tolerância de 5 minutos de atraso. Passado este tempo, será considerada derrota automática, caracterizando W.O. para o jogador e/ou equipe.
3.11. O jogador deve tirar um printscreen da tela final da partida com o resultado, que poderá ser solicitado pela organização para fins de prova da qualificação.
3.12. Caso a equipe decida algo entre si pertinente ao torneio, o capitão deverá informar aos organizadores.
3.13. A logo ou brasão da equipe deve conter um nome que não seja ofensivo e elementos que não contenham direitos autorais. Não aceitaremos logo com fotos ou logo de outras marcas. Recomendamos utilizar o aplicativo gratuito https://play.google.com/store/apps/details?id=com.siberman.esportlogomaker para criar a logo do time caso ainda não tenha.
3.14. A organização considera o parecer do capitão “palavra final” para assuntos pertinentes ao torneio que se tratarem da equipe.
3.15. A organização não se responsabiliza por bugs dentro do jogo. Recomendamos que o jogador tenha a última atualização do jogo, evite “apks” e o uso de emuladores. Não reiniciaremos as partidas caso seja identificado emulador ou APK que não seja oficial.
3.16. Não recomendamos transmitir ao vivo (streamar) os jogos durante as qualificatórias. A responsabilidade é total de cada jogador/equipe, os mesmos devem ter consciência que alguns jogos não trazem delay, por conta disso, caso um jogador da equipe adversária assista a transmissão ele poderá obter vantagens da partida e a organização não se responsabiliza caso isso ocorra.
3.17. É permitida a presença de técnico/coach durante as calls entre equipes, mas é expressamente proibido que este participe como jogador.

4. DA CONDUTA DOS JOGADORES
4.1. Os jogadores devem se comportar de maneira sociável e amigável para com os adversários, espectadores e membros oficiais do evento.
4.2. Os jogadores deverão estar disponíveis para cerimônias de premiação, fotografias ou qualquer outro evento oficial, caso haja.
4.3. Os jogadores não devem usar linguagem vulgar enquanto estiverem jogando, dirigir palavras ofensivas, desafios, ironias, gestos obscenos e afins aos adversários. Caso ocorra, poderão ser penalizados com desclassificação.
4.4. Não serão permitidos nicknames ofensivos e/ou aqueles que a organização considerar ofensivos.
4.5. No momento da inscrição o jogador e/ou responsável autoriza o uso de sua imagem, nome e voz pela Realizadora durante o prazo de 24 meses (vinte e quatro) a contar da data de início do torneio, para fins de produção e divulgação, podendo a imagem, interpretação, nome e som de voz serem veiculados em território nacional ou no exterior, em todo e qualquer material referente à campanha do torneio, sem limitação de formato ou suporte, incluindo, mas não se limitando, à (i) internet (compreendendo redes sociais, como Twitter, Facebook, Youtube e Instagram, links patrocinados, blogs, sites em geral, hotsites, peças de mídia display, peças multimídia, plataformas mobile, como WhatsApp, Snapchat, Pinterest e outros aplicativos); (ii) televisão, (iii) rádio, (iv) painéis eletrônicos, (v) exibições em circuito fechado e em quaisquer locais públicos ou privados, como salas de cinema, teatro, clubes, festas e feiras; (vi) mídia impressa (incluindo revistas, jornais, informativos, anuários, folhetos, malas-diretas, folders, flyers, panfletos, cartazes, pôsteres, encartes); e (vii) quaisquer outros meios de comunicação com o público.
4.6. O jogador e/ou responsável está ciente que todo e qualquer material produzido é de propriedade da Realizadora, renunciando, portanto, qualquer direito de exame ou aprovação prévia para a utilização de quaisquer materiais produzidos com sua imagem, interpretação, nome e/ou som de voz, bem como à participação na produção, reprodução, edição e adaptação do material fotográfico, sonoro e audiovisual do torneio, outorgando à Realizadora, bem como às demais pessoas por ela autorizadas, autonomia na execução dos trabalhos, desde que para cumprir o propósito específico aqui previsto e desde que não resulte em injúria ou desprestígio a seu nome e imagem.
4.7. Está ciente de que quaisquer dados pessoais que possam identificar jogador ou responsável, obtidos pela Realizadora, ainda que por meio da Organizadora, podem ser usados no torneio na forma e meios descritos neste regulamento. Em caso de quaisquer dúvidas acerca da maneira como a Realizadora trata os dados pessoais, bem como os direitos que assistem aos participantes é permitido o acesso à Declaração Global de Privacidade de Dados da Realizadora.
4.8. Comportamentos inadequados dos jogadores, tais como: ofensas, coações, ameaças, preconceito, discórdia e tumulto serão penalizados (os jogadores não poderão jogar por uma partida e a equipe será notificada). Caso se repita, a equipe inteira será desclassificada.
4.9. O jogador e/ou equipe que for pego se aliando a outro para obter vantagem de qualquer gênero estará instantaneamente desclassificando a si e a outra equipe.
4.10. Não será permitida a troca de nicknames durante o torneio até a final, a menos que seja solicitado por um membro da staff. Caso algum jogador troque o nickname, será desclassificado.
4.11. É dever do competidor se manter e ficar atento às mensagens do grupo do Discord criado pela organização. Não haverá comunicação de forma privada (inbox). Caso saia do grupo, o mesmo não receberá informações do torneio e será desclassificado.
4.12. Caso haja desistência, o jogador e/ou equipe deverá anunciar à organização para que o(s) mesmo(s) seja desclassificado(s).
4.13. Caso as regras sejam descumpridas, os jogos não serão reiniciados. As fases do torneio serão rigorosamente seguidas.
4.14. Caso o jogador de uma equipe precise ser substituído pelo reserva, o capitão deverá informar a organização do torneio via Discord com, pelo menos, 60 minutos de antecedência. Deferida a autorização, o reserva inscrito será incluído.
4.15. O jogador/equipe não poderá chamar terceiros para a sala personalizada. O capitão enviará, individualmente, o código da sala para cada jogador previamente inscrito no torneio. Caso a organização identifique algum nickname não inscrito, o mesmo será expulso da sala. Caso aconteça novamente, a equipe será desclassificada.
4.16. A comunicação durante a partida deverá ser feita nos canais de voz dedicados a seu time, dentro do Discord do evento.

5. COUNTER STRIKE: GLOBAL OFFENSIVE
5.1. REGRAS BÁSICAS
5.1.1. Para participar, é imprescindível ter um computador ou notebook, ter o jogo Counter-strike: Global Offensive instalado, uma conta no Discord, uma conta no site Challengermode e acesso à internet.
5.1.2. Para acessar o torneio é necessário se cadastrar na plataforma Challengermode, no link: challengermode.com. Nossa equipe enviará o link do torneio através do WhatsApp do evento.
5.1.3. O torneio ocorrerá no formato de eliminação simples, os times se enfrentam em partidas MD3. Os lados são definidos na própria plataforma.
5.1.4. Cada equipe poderá utilizar o pause (!pause ou .pause) apenas 3 vezes por partida com a duração de 1 minuto.
5.1.5. Em caso de empate nos pontos da partida (15x15), o sistema dará início ao overtime (prorrogação). Vence quem fizer quatro dos seis pontos.
5.1.6. Não existem restrições quanto a patentes e níveis para os participantes.
5.1.7. É necessário possuir conta STEAM pessoal válida e com Counter Strike: Global Offensive adquirido.
5.1.8. Caso haja perda de conexão individual, a equipe poderá utilizar o pause respeitando o item 5.1.4. Não havendo a reconexão do jogador, o time deverá finalizar a partida com os jogadores restantes.
5.1.9. Não será permitida a troca de jogadores durante a partida. Caso haja a necessidade de se usar o reserva, ele deverá entrar no próximo jogo.
5.1.10. Não será permitido voltar o backup uma vez que o round já tenha iniciado.
5.1.11. O backup do round só será executado se ambas as equipes estiverem de acordo.
5.1.12. Serão utilizados os mapas do grupo da campanha ativa atual de acordo com o item 5.3.3.
5.1.13. Os picks e bans vão acontecer dentro da lobby da Challengermode e será no horário da partida a ser realizada, Os capitães das equipes retiram os mapas intercaladamente até que reste apenas um mapa. Esse será o mapa da partida.(o lado será decidido em uma disputa de round faca).
5.1.4. O procedimento para conectar no servidor será pela sala de confronto da Challengermode que é liberada após os vetos dos capitães.

5.2. PLATAFORMA CHALLENGERMODE
5.2.1. Para se fazer o cadastro dentro da plataforma Challengermode, o seu perfil na STEAM precisa ser público.
5.2.2. No momento do cadastro na plataforma, ele poderá vincular a conta da Twitch ou do Discord somente se o email utilizado em uma dessas duas plataformas for igual ao email da Steam, caso contrário não conseguirá conectar a STEAM.
5.2.3. O seu perfil na plataforma Challengermode deve estar público.
5.2.4. O email de cadastro na plataforma, deve ser o mesmo utilizado na STEAM.

5.3. FORMATO E FASES
5.3.1. Partidas: Partida única (MD3) - Os jogadores jogam 3 (três) partidas e é declarada vencedora a equipe que vencer 2 (duas).
5.3.2. As equipes devem ser formadas por 5 integrantes + 3 reservas opcionais. Modo de jogo: 5 vs. 5 jogadores.
5.3.3. Os mapas serão decididos através do sistema de vetos entre os seguintes mapas disponíveis: Inferno, Mirage, Dust2 , Overpass, Nuke, Ancient e Vertigo.
CRITÉRIO DE DESEMPATE: Caso houver empate em uma partida o mesmo entrará em overtime de forma automática.
5.3.4. Será utilizado um sistema de chave mata-mata que será gerado de forma automática e aleatória pela plataforma Challengermode, a tabela poderá ser acessada pelo link: https://torneiodejogos.com.br/ciaesports/csgo.html após as inscrições.
5.3.5. FASE QUALIFICATÓRIAS: As partidas serão agendadas via Discord dentro das datas das qualificatórias de acordo com o item 3.1 deste regulamento.
5.3.6. FASE FINAL: A fase final será transmitida ao vivo com data e horário de acordo com o item 3.1 deste regulamento.

6. FIFA 22
6.1. REGRAS BÁSICAS
6.1.1. Para participar, é imprescindível ter um videogame Playstation 4 ou 5, jogo FIFA 22, acesso à internet e assinatura na psn plus.
6.1.2. Para esta modalidade não será necessário criar conta na Challengermode
6.1.3. Caso o jogador tenha algum problema com sua internet, deverá reiniciar a partida com o mesmo saldo de gols e o tempo restante.
6.1.4. Ao final da partida, o jogador vencedor deverá enviar para a organização o print ou uma foto da tela final como comprovação, como no exemplo abaixo:


6.1.5. CONFIGURAÇÃO DA PARTIDA FASE DE GRUPOS >> FIFA 22
6.1.5.1. Duração total do jogo: 10 min
6.1.5.2. Desenho do Gramado: indiferente
6.1.5.3. Bola: padrão
6.1.5.4. Velocidade do jogo: normal
6.1.5.5. Prorrogação: Não
6.1.5.6. Pênaltis: Não
6.1.5.7. Número de substituições: 3
6.1.5.8. Nível: lendário
6.1.5.9. Árbitro: aleatório
6.1.5.10. Desgaste do Gramado: leve

6.1.6. CONFIGURAÇÃO DA PARTIDA FASE MATA-MATA >> FIFA 22
6.1.6.1.1. Duração total do jogo: 10 min
6.1.6.1.2. Desenho do Gramado: indiferente
6.1.6.1.3. Bola: padrão
6.1.6.1.4. Velocidade do jogo: normal
6.1.6.1.5. Prorrogação: sim
6.1.6.1.6. Pênaltis: sim
6.1.6.1.7. Número de substituições: 3 + 1 prorrogação
6.1.6.1.8. Nível: lendário
6.1.6.1.9. Árbitro: aleatório
6.1.6.1.10. Desgaste do Gramado: leve
6.1.6.2. O jogador convidado para a partida deverá verificar se o adversário definiu o jogo como indicado. Se não o fizer, o jogador convidado deverá sair da sala e pedir para que seu adversário configure a partida corretamente. Caso se recuse ou não o faça, o jogador convidado deverá recorrer à organização imediatamente.

6.1.7. FORMATO E FASES >> FIFA 22
6.1.7.1. FASE QUALIFICATÓRIAS: As partidas serão agendadas via Discord dentro das datas das qualificatórias de acordo com o item 3.1.
6.1.7.2. FASE FINAL: A fase final será transmitida ao vivo com data e horário de acordo com o item 3.1 deste regulamento.
6.1.7.3. Partidas: Melhor de 3 (MD3) - Os jogadores jogam até 3 partidas e é declarado vencedor o jogador que vencer 2 partidas.
6.1.7.4. Em caso de empate na MD3, os jogadores devem fazer uma quarta partida denominada gol de ouro, ou seja, o jogador que fizer o primeiro gol, vence.
6.1.7.5. Criação de partidas: A organização informará no Discord qual PSN pertence a seu adversário, é dever do jogador adicionar e combinar o jogo no horário das qualificatórias citado no item 3.1.

7. LEAGUE OF LEGENDS
7.1. REGRAS BÁSICAS
7.1.1. Para participar, é imprescindível ter um computador ou notebook, ter o jogo League of Legends instalado, uma conta no Discord, uma conta no site Challengermode e acesso à internet.
7.1.2. As partidas serão transmitidas com delay de 3 (três) minutos.
7.1.3. Será permitido utilizar o “pause” com limite de 5 minutos por partida. Caso o tempo limite seja ultrapassado, haverá penalidade que resultará em W.O. na partida.
7.1.4. Na sala personalizada dentro do LOL, o jogador que for o “dono do grupo” só poderá iniciar a partida quando todos da equipe adversária e os dois do suporte estiverem como espectadores derem o “ok” via chat do jogo.
7.1.5. Nas “Qualificatórias”, os integrantes podem solicitar 10 minutos de intervalo antes de iniciar a próxima partida.

7.2. FORMATO E FASES > LEAGUE OF LEGENDS
7.2.1. Mapa: Summoner' s Rift.
7.2.2. Formato: 5 jogadores vs. 5 jogadores (+3 reservas de cada time).
7.2.3. Criação de partidas: Através de salas personalizadas enviadas via Discord.
7.2.4. Elo mínimo: Sem restrição de elos.
7.2.5. Partidas: melhor de 3 (MD3). Significa que os competidores jogarão até 3 partidas e é declarada vencedora a equipe que vencer 2.
7.2.6. Tipo de jogo: Alternada torneio.
7.2.7. Será utilizado um sistema de chave mata-mata que será gerado de forma automática e aleatória pela plataforma Challengermode, a tabela poderá ser acessada pelo link: https://torneiodejogos.com.br/ciaesports/lol.html após as inscrições.
7.2.8. Os lados (“seed”) das equipes serão definidos de maneira aleatória pela própria plataforma Challongermode.
7.2.9. FASE QUALIFICATÓRIAS: As partidas serão agendadas via Discord dentro das datas das qualificatórias de acordo com o item 3.1.
7.2.10. FASE FINAL: A fase final será transmitida ao vivo com data e horário de acordo com o item 3.1 deste regulamento.

8. DA PREMIAÇÃO
8.1. COUNTER STRIKE: GLOBAL OFFENSIVE
8.1.1. 1° Lugar: 1 medalha para cada atleta + 1 troféu.
8.1.2. 2º Lugar: 1 Medalha para cada atleta + 1 troféu.
8.1.3. 3º Lugar: 1 Medalha para cada atleta

8.2. FIFA 22
8.2.1. 1° Lugar: 1 medalha para cada atleta + 1 troféu.
8.2.2. 2º Lugar: 1 Medalha para cada atleta + 1 troféu.
8.2.3. 3º Lugar: 1 Medalha para cada atleta

8.3. LEAGUE OF LEGENDS
8.3.1. 1° Lugar: 1 medalha para cada atleta + 1 troféu.
8.3.2. 2º Lugar: 1 Medalha para cada atleta + 1 troféu.
8.3.3. 3º Lugar: 1 Medalha para cada atleta.

8.4. A comissão organizadora poderá alterar os itens da premiação caso necessário substituindo por outro semelhante e/ou de igual valor.
8.5. O envio da premiação aos vencedores será de total responsabilidade da da comissão da CIA.

9. COMISSÃO ORGANIZADORA
9.1. Quaisquer ocorrências não previstas anteriormente serão decididas pela comissão organizadora do torneio, cujas definições serão finais e definitivas.
9.2. As decisões da comissão organizadora do torneio são únicas e incontestáveis, não cabendo quaisquer espécies de recursos ou apelações.
9.3. Se necessário, a comissão organizadora pode adicionar ou modificar alguma regra sem aviso prévio.

Uberaba MG, 06 de Maio de 2022. 

T